Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Contato Links
Meu Diário
07/02/2023 12h00
Sobre Escrita - Será que você tem bloqueio criativo?

Será que você tem bloqueio criativo?

 

Sempre que eu falo sobre bloqueio criativo, começo dizendo que ele é um bom amigo, pois sempre tem algo a ensinar. É claro que eu digo isso porque falo à distância, quando ele já passou, mas enquanto está comigo também me atormenta. Até que eu faça o caminho que ele propõe, eu também sofro para entendê-lo. Um exemplo disso é esse texto: já faz muito tempo que eu queria começar uma newsletter sobre escrita, mas sempre travei.

 

Meu jeito de lidar com isso era me convencendo de que eu nem queria tanto assim, que já tinha muita gente fazendo isso. Arrá! Me peguei acreditando no que insisto para vocês não acreditarem. Sério, não importa quanta gente tenha por aí falando, fazendo, vendendo o que você fala, faz, vende: continue. Mas sim, acreditar que o que eu precisava dizer já estava sendo dito foi a minha muleta para nunca me comprometer a fazer textão a respeito das coisas que eu penso sobre escrita. 

 

Alguns tipos de bloqueio criativo

 

Embora eu quisesse muito escrever, alguns pensamentos me atrapalhavam:

 

  1. Como conheço algumas newsletters de outras escritoras, criei um padrão de como deveria ser para ser “perfeita” e como não fazia ideia de como escrever com essa perfeição toda, isso me paralisava.
  2. Eu acreditava que o meu texto deveria ser original e único. Mas como, se tem tanta gente fazendo isso?
  3. Pensava que era tarde para começar, porque isso já está sendo feito há anos e as pessoas já estão cansadas disso. 
  4. Tinha medo que poderiam descobrir que na verdade eu não sabia nada sobre escrita. O que as pessoas iam pensar? (Me lembra de falar mais tarde sobre essa instituição fabulosa chamada “as pessoas” que vivem nos atrapalhando).
  5. Ao mesmo tempo que eu queria escrever mais sobre escrita, eu também queria milhões de outras coisas e tinha muitas outras ideias, então não conseguia priorizar isso.
  6. Encarava a página em branco e simplesmente não saía nada, eu não sabia como superar as minhas próprias expectativas de como deveria ser o meu resultado.
  7. Me comparava constantemente e não acreditava que o que eu tinha a dizer poderia ser bom, necessário ou útil.

 

Sim, todos esses bloqueios me paralisavam diante do texto. E por tempo demais! Tudo isso enquanto eu dava mentorias e criava soluções para os bloqueios criativos das minhas alunas, mas nenhuma para mim. 

 

Os efeitos do bloqueio criativo


 

E os efeitos disso não foram apenas nunca ter começado, mas também:

 

  1. Meu crítico interior tinha cada vez mais poder sobre mim nessa questão.
  2. Eu entregava os pontos e desistia da ideia de ter uma newsletter.
  3. Perdia ofertas de emprego, porque não acreditava que podia escrever textos assim.
  4. Ficava triste quando voltava o desejo de escrever, mas travava novamente.
  5. Perdia uma parte importante do meu trabalho, que é necessariamente mostrar meus conhecimentos sobre escrita.


 

O bloqueio criativo quer sempre nos mostrar alguma coisa, eu vivo repetindo isso. Não à toa hoje quando decidi colocar um ponto final nessa história, decidi escrever sobre o próprio. Uma das dicas que eu mais me orgulho de acreditar e espalhar por aí é: escreva sobre o bloqueio que você está passando. E hoje eu finalmente fiz isso. Resolvi abrir meu coração sobre os meus bloqueios, e talvez você identifique-se com isto.

 

Explore seu bloqueio criativo

 

Se o bloqueio criativo tem algo a mostrar, inevitavelmente isso vai aparecer no seu texto. Pergunte-se: o que me impede de escrever? E responda escrevendo. Escreva por alguns minutos e uma resposta virá, pode acreditar em mim. E você poderá confiar nela, afinal você quem respondeu, não eu, não nada externo, você. Quem sabe mais de você do que você mesmo?

 

Foi preciso olhar para dentro e descobrir o que estava impedindo o fluxo dos pensamentos, a coragem, a inspiração. Talvez minha primeira newsletter deveria ser sobre bloqueio criativo e por isso todo esse processo para chegar até aqui. Será que era isso que ele queria me mostrar?

 

O que me impedia de escrever o texto que abriria a minha newsletter? Bloqueio criativo. 

Como resolvi? Escrevendo a primeira newsletter sobre bloqueio criativo.

 

 

Abraços poéticos,

Letícia de Queiroz 

 

Newsletter: boletim informativo, e no meu caso, Sobre Escrita

 

Toda terça-feira, às 12h.

Publicado por Letícia de Queiroz
em 07/02/2023 às 12h00